exercício de composição gráfica modular. a partir de módulos impressos em papel, foram experimentadas várias possibilidades gráficas e compositivas, chegando-se a um padrão modular que foi estampado em peças de lona – através da técnica do estêncil (máscara vazada de acetato) e pintura com rolinhos de espuma. As lonas estampadas foram depois utilizadas na confecção de bolsas ou sacolas.
1 Estudo das possibilidades de composição, ainda com módulos de papel. 2 Escolha de um módulo básico para criar uma estampa. 3 Testes de impressão, utilizando-se de máscaras de acetato (estênceis), rolinhos de espuma e tinta para tecido. 4 Impressão do tecido. 5 Projeto de uma bolsa ou sacola a partir do tecido. 6 Execução da bolsa.
5.9.08
módulo 1 corte e (des)costura estudos em papel para os módulos utlizados nos exercícios do 2o dia de oficina; todos eles são formados a partir de triângulos e permitem infinitas combinações.
módulo 1: corte e (des)costura produção do 2o dia de oficina
módulo 1: corte e (des)costura 2o dia de oficina Atividade de composição de criação de roupas-objeto tendo como ponto de partida um sistema de peças modulares de tecidos diversos, propostas pelos oficinantes. Acreditando que as peças modulares, pelo seu próprio desenho geométrico, “fujam” das bases do desenho da roupa convencionalmente produzida, o exercício foi um estímulo para vincular à roupa outros desenhos e usos possíveis.
voltado aos jovens e costureiras do bairro do bom retiro, o projeto consiste na realização de uma seqüência de oficinas que reúnem experimentalmente os trabalhos de concepção e produção material de vestuário. partindo tanto da experiência prática adquirida nas oficinas de costura do bairro quanto de uma apreensão cotidiana da poesia concreta (aquela da “poesia-publicidade”, vivida nas ruas), será desenvolvida a idéia da roupoética onde, pelas características de forma, cor, materiais, etc, seja enfatizada a noção da roupa como um meio de expressão e comunicação. ao final da sequência pretende-se realizar uma exposição dos produtos e do processo de produção, na eepg marechal deodoro - escola do bairro onde estão acontecendo as oficinas.
o projeto é apoiado pelo programa VAI, da PMSP.